terça-feira, 23 de abril de 2013

O Oriente (Batalha de Anegawa)


Batalha de Anegawa, 1572. 


   Nobunaga Oda marcha com a companhia de Ieyasu Tokugawa a uma batalha entre cunhados. Nobunaga quando deu a mão de sua irmã Oichi a Nagamasa Azai, acreditava que o cunhado lhe deveria obrigações e quando ele requisitou que Nagamasa se voltasse contra Yoshigaki Asakura, seu grande aliado, o pedido foi negado veementemente por Nagamasa, o que dá inicio ao conflito. 

   A batalha se desenrolou por várias frentes de ataque, vários pontos de ação: *captura do castelo Inabayama por Nobunaga (suprimentos de azai Nagamasa e Asakura Yoshigaki) *ataque aos portões de Asakura Yoshigaki *ataque aos vários portões de Nagamasa *captura da base central por Ieyasu *captura do sistema de conversão fluvial, por Nagamasa (para mudar o curso do rio) *infiltração ao castelo onde estava Oichi, por Hideyoshi Toyotomi e o mosqueteiro Magoichi Saika e sua tropa de mosquetes. 

O desenrolar do conflito 

   Depois da larga vantagem na conquista dos objetivos acima pela facção oda-tokugawa e depois de Nagamasa perder um duelo com o general Katsuie Shibata, ele recuou e conseguiu salvar Oichi, pois Nobunaga a mataria sem remorsos porque ela escolheu o marido ao invés do irmão. 

   Nagamasa foi pedir ajuda a Asakura, mas quando no castelo aliado chegou ele descobriu que Yoshigaki já havia abandonado a batalha. Nagamasa conseguiu escapar e viver por mais um tempo. Conseguiu planejar e executar um contra-ataque a Nobunaga, mas teve seu fim no cerco ao castelo Odani, sua casa, mas isso é assunto pra outro post! 


escrito por Shino Aburame